O futuro mais consciente e o cuidado com a natureza e os animais não podem esperar. Esses são os valores que a Dina Gata e a Turma do Upa Lelê pretendem ensinar para as crianças por meio do projeto cultural e educacional idealizado pela atriz e cantora Dina Maris Prado, de forma lúdica e construtivista.
Foi durante a pandemia que Dina teve a vontade de fazer novamente conteúdo infantil para exibição nas plataformas da internet. “Eu tenho muitos sobrinhos e tenho o meu filho, amo de paixão. Percebi o quanto eles ficaram reféns de toda tecnologia”, contou Dina.
A inspiração da personagem veio da Mulher Gato, do Batman, numa versão infantil e falando de animais através da Dina Gato, que na época era transmitida durante programa infantil em uma emissora de televisão no Estado do Paraná.
Dina tem 12 músicas, já gravou a primeira “Cuidar da Natureza” com a interpretação da Dina Gata e a segunda se chama “Upa Lelê”, uma música bem alegre e animada. “Está no Youtube, meu objetivo é aperfeiçoar os vídeos, procurar profissionais para me auxiliar na divulgação, estou me atualizando”, ressaltou.
“O clip Cuidar da Natureza foi gravado com desenhos minimamente animados, com inspiração de Tom e Jerry, buscamos passar a mensagem de cuidar dos animais. A música e letra é minha e também tem a participação do Max, meu cachorrinho que gravou comigo, ele tinha 8 anos e já partiu”, lembrou Dina.
O coreógrafo responsável foi Ranúbio Rocha, os desenhos do cenário foram feitos pela Laila Arêde, animação e gravação de Vaca Azul, Helton Pérez, Paulo Higa, Hana Chaves e Willian Cristaldo, figurino por Atelier Dina Maris – Fleur Figurino.
Na gravação, Dina usa um macacão preto para o figurino da Dina Gata. “Apesar do calor é gratificante, o macacão é todo preto, a maquiagem eu mesma faço porque eu conheço o desenho do rosto, a Dina Gata usa uma gargantilha de pérola, ela é muito vaidosa, tem uma pedra vermelha, é uma choker, além do anel e brincos”, descreveu.
Conteúdo de qualidade – “Acredito que na parte infantil está faltando conteúdo de qualidade, além disso, os pais precisam monitorar de alguma forma o que os filhos consomem na internet. Acredito que a infância com o Monteiro Lobato e os desenhos da época foram desenhos mais construtivistas, o conteúdo tem que ser lúdico, com aprendizados”.
Desafios – “São muitos os desafios, o tempo, tudo tem um percurso a ser feito, custos, apoio financeiro e por ser uma produção independente, eu que estou fazendo e investindo. Mas estou animada e com muitos planos”.
Dina Maris também está buscando se adaptar às novas plataformas e meios de comunicação. “Como eu vim da televisão eu estou me adaptando, quero fazer quadros rápidos, mensagem subliminar de coisas boas, eu aprecio o belo, então me dedico muito para fazer algo com bom conteúdo e que seja gosto de apreciar”.
Projetos – “Estou aberta a parcerias e novos projetos dentro do meu perfil. Depois pretendo gravar a Dina Gata cuidando dos animais, fazer o quadro ‘Amigo Bicho’, pretendo alimentar o canal pelo menos umas três vezes por semana”.
“Também tenho projetos para peças teatrais, quero trabalhar numa peça ‘Cats Kids’, ou Gatos Pequenos, em português. Já assisti a Broadway e aí me vem a vontade de criar uma peça teatral com gatinhos, com balé clássico, hip hop…”
Segredo – Questionada sobre qual seria o segredo para tanta disposição e criatividade, Dina ressaltou que o importante é sorrir. “Sempre estar sorrindo que é o mais importante, deixar o dia alegre. Não deixar nada enrugar a testa. Atividade física, gosto de dançar, faço danço do ventre, corro na esteira, gosto de me alongar, tenho bastante flexibilidade”.
Artista – Quem acompanha o trabalho da Dina sabe que ela é uma artista e reconhecida por expressar seu talento por meio da alta chapelaria. É formada em jornalismo e foi apresentadora por muitos anos no Estado do Paraná. “Sou formada em jornalismo, quando eu me formei eu já trabalhava nessa área do público infantil, então sempre gostei do lúdico”.
Para finalizar, como diz Dina Maris: Nariz com nariz pra você, é o cumprimento do Upa LeLê!
Informações
Canal no Youtube @dinagataupalele1346
Instagram @dinagataupalele
- Texto: Roberta Cáceres
Imagens: Arquivo pessoal