O Mato Grosso do Sul alcançou um saldo positivo de empregos formais em maio, com a criação de 1.932 novas vagas. O número de admissões superou o de demissões, com 33.888 contratações e 31.956 desligamentos. Esse desempenho coloca o estado na 9ª posição entre as unidades federativas com maior crescimento de postos de trabalho formais no acumulado do ano, de janeiro a maio.
A maioria dos setores econômicos registrou desempenho positivo em maio de 2024. O setor de serviços liderou a criação de novos postos de trabalho, com um saldo de 1.435 vagas, seguido pela indústria, com 680 vagas, e pelo comércio, com 429 vagas.
Dentro da indústria, o subsetor de Indústrias de Transformação foi o destaque, com a criação de 564 novos postos de trabalho, seguido pelas atividades de água, esgoto, gestão de resíduos e descontaminação, que geraram 73 novas vagas.
No setor de serviços, o maior destaque foi para o subsetor de Administração Pública, Defesa, Seguridade Social, Educação, Saúde Humana e Serviços Sociais, que criou 464 novos postos de trabalho. O setor de comércio e reparação de veículos automotores e motocicletas também contribuiu significativamente, com a geração de 429 novas vagas.
Desempenho por municípios
Campo Grande lidera a geração de empregos entre os municípios do estado, com um saldo de 1.304 novos postos. Dourados e Três Lagoas também se destacaram, com saldos positivos de 537 e 388 vagas, respectivamente. Por outro lado, Ribas do Rio Pardo (-358), Navírai (-180) e Nova Alvorada do Sul (-104) foram os municípios que mais registraram fechamento de postos de trabalho.
Este desempenho reflete o crescimento e a resiliência econômica do Mato Grosso do Sul, demonstrando a capacidade do estado em gerar novas oportunidades de emprego mesmo em tempos desafiadores.